Equipe composta por 8 militares vistoriou o percurso da tocha olímpica em Guarabira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarabira)
Equipe composta por 8 militares vistoriou o percurso da tocha olímpica em Guarabira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarabira)

Militares da Força Nacional estiveram na manhã desta sexta-feira (12) em Guarabira, no Agreste paraibano, para vistoriar os pontos da cidade por onde passará a tocha olímpica. A passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos 2016 está marcada para acontecer no dia 3 de junho.

De acordo com o Capitão Mafra, comandante da equipe composta por 8 militares, um forte esquema de segurança será montado em sua rota, com um efetivo de 30 homens da Força Nacional.

Na Paraíba, Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Sapé, Santa Rita, João Pessoa e Mamanguape também estão no percurso da tocha e devem receber equipes da corporação.

Ao todo, mais de 300 municípios receberão o revezamento da tocha olímpica no Brasil, que começará no dia 3 de maio e se estenderá até o dia 5 de agosto – data da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Tocha Olímpica irá percorrer oito cidades da Paraíba
Tocha Olímpica irá percorrer oito cidades da Paraíba

Revezamento
O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama viaja até o Brasil, onde começa a trilhar seu caminho rumo ao Rio de Janeiro.

A essência do revezamento é passar a chama olímpica de um condutor para outro, com o objetivo de envolver todo o país no clima dos jogos.

Na Paraíba, conforme divulgado pelo Comitê Olímpico Rio 2016 e o Ministério dos Esportes, a previsão é que a passagem da Tocha pelas cidades seja no mês de junho.

Professora e estudante são indicados para carregar tocha
A professora de dança Mel Machado e o estudante Alex Araújo, ambos de Guarabira, foram alguns dos escolhidos do concurso “Isso é ouro”, da Coca-Cola, que selecionou 1.100 pessoas para participar do revezamento do símbolo olímpico no país.

Saiba mais
Professora de Guarabira é indicada para carregar tocha das Olimpíadas 2016
Estudante guarabirense carregará a Tocha Olímpica