Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de Itapororoca quer a criação de programas de ações preventivas nas escolas do município visando combater a depressão e o suicídio entre os adolescentes. O PL é de autoria do vereador e presidente da Casa, Jailson Fernandes (DEM).
De acordo com o projeto, com a implantação do programa, os educadores devem participar de cursos de formação e requalificação sobre o assunto para lidar adequadamente com o tema. Além disso, as escolas poderão fazer parcerias com instituições públicas e privadas para promover ações como palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação.
Segundo o vereador Jailson, o objetivo é desenvolver ações educativas desenvolvidas nas escolas, com participação dos familiares e profissionais qualificados, tanto para prevenir a doença, como incentivar o desenvolvimento da afetividade entre crianças e adolescentes que frequentam a rede municipal de ensino.
“A gente apresentou essa matéria porque é de suma importância e a prevenção é a arte de você conseguir reduzir qualquer índice de violência ou doença. Buscar lá no começo do problema, com certeza a gente evitaria muitas coisas”, frisou.
O PL foi apresentado durante sessão na câmara, nesta terça-feira (19) e foi encaminhado às comissões e será debatido e votado nas próximas reuniões.