Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (21) nas cidades de Monte Horebe e Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, e também em João Pessoa, cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura de Monte Horebe e em residências e empresa que teriam ligação com um esquema de desvio de dinheiro público. A ação começou por volta das 7h e é realizada pelo Ministério Público da Paraíba, Controladoria Geral da União e Polícia Militar.
De acordo com o MPPB, as investigações tiveram início há mais de três anos e fazem parte de um desdobramento da ‘Operação Transparência’, que também investigou esquemas de corrupção e fraudes em dezenas de municípios paraibanos. Em Monte Horebe, os desvios investigados pelo Ministério Público teriam ocorrido entre os anos de 2010 e 2012 em vários setores da prefeitura, como a compra de alimentos, obras de construção civil e até a contratação de funcionários, possivelmente fantasmas. Não foi informado quanto em dinheiro teria sido desviado dos cofres públicos.
As equipes também buscam cumprir uma determinação do Tribunal de Justiça da Paraíba que atendeu pedido do MPPB, para o afastamento da prefeita de Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias, e do secretário municipal de Administração, Erivaldo Jacó de Sousa. Eles são umas das pessoas investigadas por supostamente fazer parte do esquema. Os dois estão impedidos de se aproximarem de prédios públicos durante a operação.
Até as 8h não foi divulgado o balanço de prisões e apreensões. Uma enrevista coletiva está marcada para às 10h na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa. A assessoria da prefeita não atendeu as ligações.