A XXI Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), nesta quinta-feira (27), em Recife (PE), recebeu prefeitos da microrregião de Guarabira que reivindicam a inclusão dos municípios que representam no semiárido do nordestino.
O evento aconteceu no Instituto Ricardo Brennand e apreciou um relatório do grupo de trabalho interministerial que estabelece critérios técnicos para delimitação da região semiárida, com previsão de incluir os municípios de Guarabira, Alagoinha, Araçagi, Alagoa Grande, Belém, Borborema, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Sertãozinho e Serraria.
Em decorrência da seca e da crise econômica que o País vem enfrentando, nenhum município será excluído até que haja uma nova análise, prevista para 2021. Os critérios técnicos e científicos utilizados foram precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.
O próximo passo será a formalização do pleito em consonância com o governador Ricardo Coutinho. A inclusão no semiárido trará inúmeros benefícios para os municípios como acesso a financiamentos e programas federais, entre outros.
Rafael San