A Câmara Municipal de Guarabira aprovou na sessão desta terça-feira (08) projeto de lei de iniciativa do gabinete do vereador Renato Meireles (PSB), declarando como Patrimônio Cultural e Imaterial o bloco pré-carnavalesco “Priziakas”.
– Projeto de Lei 17/2025 – De Autoria do Vereador Renato Meireles: Declara como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Guarabira o “Bloco Priziakas” e dá outras providências.
De acordo com o parlamentar, o tradicional bloco é referência em Guarabira e merece o devido reconhecimento por manter viva a cultura genuína com irreverência, preservando um conjunto de elementos que caracterizam a cultura popular.
Fundado há aproximadamente 20 anos por um grupo de frequentadores do bar do Neco Rato, localizado no bairro do Juá, foi aos poucos tomando corpo, juntando mais foliões e, atualmente, reúne todos os anos muitos guarabirenses e visitantes de toda região, sempre na quinta-feira de fogo.
Renato agradeceu pela aprovação da propositura e disse que o reconhecimento é importante para o fortalecimento do “Priziakas” e de outros blocos que desfilam todos os anos em Guarabira.
Da Assessoria da Câmara Municipal de Guarabira