Publicada em 3 de agosto às 21h57
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, durante convenção realizada no fim da tarde desta quarta-feira (3), que não vai indicar candidato próprio para concorrer à Prefeitura de Araçagi e sim apoiar a candidatura do empresário Murílio Nunes (PSB). O evento aconteceu em uma casa de recepções da cidade.
A expectativa de alguns, a exemplo do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade e filiado ao partido, Josué Benício, era de que a sigla fizesse aliança com a candidata do PSC, Josilda Macena. No entanto, o apoio foi vetado pela direção estadual. Com essa decisão, os demais integrantes do PT decidiram pelo apoio ao socialista.
Durante a convenção, Josué, que tinha o nome cogitado para disputar uma vaga no legislativo pelo partido, declarou que continuaria apoiando a chapa do PSC. Contrariando a decisão do petista, o deputado e um dos líderes estaduais do PT, Anísio Maia, foi enfático ao dizer que ele só sairia candidato se “subisse no palanque de Murílio”.
Com a dissidência de Josué, o PT lançou o nome de Marta Benício, que é presidente do partido no município, para a disputa por uma das onze vagas na Câmara de Araçagi.
Tumulto
Militantes do grupo Unidos Pelo Bem de Araçagi, que é encabeçado pela vereadora Josilda, estiveram presentes na convenção do PT para dar apoio a decisão de Josué, porém, durante o discurso de um dos filiados, os simpatizantes do PSC se retiraram do local aos gritos e acabaram tumultuando o evento. Josué também se retirou junto com seus aliados.
Prazo
A Justiça Eleitoral determina que as convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem acontecer até 5 de agosto. Quanto ao registro dos candidatos, os partidos políticos e coligações devem apresentar os pedidos de registro ao respectivo cartório eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto de 2016.
Confira a seguir a ata da convenção publicada pelo partido:
Ata PT (fls 01, 02, 03) <<< Publicada em 08 de agosto de 2016