Diversas autoridades políticas, empresarias e religiosas lamentaram a perda. Confira notas e mensagens de pesar:

Zé do Empenho (ex vice-prefeito)


Senador Zé Maranhão (MDB)


Prefeitura Municipal de Lagoa de Dentro


Ex-senador Cícero Lucena


Deputado Raniery Paulino


Teotônio Assunção, advogado e pré-candidato a Prefeito de Guarabira


Colégio da Luz


Prefeitura de Araçagi


Adriano Galdino, deputado e presidente da ALPB


Câmara Municipal de Guarabira

A Câmara Municipal de Guarabira lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano de Oliveira, aos 74 anos, vítima da Covid-19.

Notável político, reconhecido na Paraíba inteira por sua probidade na vida pública, deixa um legado de decência para as próximas gerações.

Eleito prefeito de Guarabira pela primeira vez em 1982, teve uma carreira política irretocável, vencendo todas as eleições que disputou, sendo cinco vezes consecutivas deputado estadual e prefeito de Guarabira por três mandatos.

Foi ainda secretário de Estado da Infraestrutura por duas oportunidades e presidente da PBGás.

Estava afastado das funções de prefeito desde o fim de maio de 2019, quando foi acometido de um AVCI.

Há uma semana foi diagnosticado com a Covid-19 e estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, onde sofreu um AVC hemorrágico, que levou à sua morte.
Zenóbio foi um dos grandes benfeitores de Guarabira. A Câmara de Vereadores e a cidade estão de luto pela perda irreparável.

À família à nossa solidariedade nesse momento de dor e sofrimento.
Guarabira, 14 de junho de 2020.

Marcelo Bandeira Ferraz
Presidente da Câmara Municipal de Guarabira



Célio Alves – Secretário Executivo do Orçamento Democrático

Com tristeza, recebi, no início da tarde deste domingo (14), a notícia da morte do prefeito Zenóbio Toscano.

Aliado ou adversário político, em cada pessoa enxergo um ser humano.

O falecimento de Zenóbio Toscano encerra um ciclo importante da política de Guarabira, ao qual a história reservará generosas páginas, tendo em vista o político vitorioso que foi – nunca perdeu uma eleição-, ousado, vanguardista em vários momentos e de inegável capacidade de articulação e de gestão.

À ex-prefeita Léa Toscano, que chora a perda do parceiro de toda uma vida, aos demais familiares e aos eleitores de Zenóbio Toscano, dirijo minha solidariedade.


Diocese de Guarabira

A Diocese de Guarabira, na pessoa do seu bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, vem publicamente externar votos de pesar pelo falecimento de Zenóbio Toscano de Oliveira.

O prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu neste domingo (14) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ele também havia sido infectado pelo novo coronavírus.

Parceiro de vários projetos sociais e administrativos desta Diocese, Zenóbio Toscano deixa enorme lacuna entre nós. Seus gestos de atenção e respeito para com esta Igreja particular, desde o pastoreio do saudoso e amado Dom Marcelo Pinto Carvalheira até os dias de hoje com Dom Aldemiro Sena dos Santos, ficarão eternizados. Recentemente, em dezembro de 2017, Zenóbio e família, fizeram questão de participarem da ordenação episcopal de Dom Aldemiro em Ilhéus (BA), assim não como poupou esforços para recebe-lo em Guarabira em fevereiro de 2018.

Uma de suas maiores marcas, ao lado da esposa Lea Toscano, foi a idealização e construção do Memorial Frei Damião em Guarabira. Equipamento que foi repassado para os cuidados de nossa Diocese.

Crentes que somos na vida eterna, rogamos a Deus que a luz perpetua o ilumine!


PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) lamentou o falecimento do seu secretário-geral na Paraíba, o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, ocorrido neste domingo (14) em João Pessoa. Ele estava filiado à legenda tucana desde 2001 e foi um grande colaborador para construção e fortalecimento partidário no Estado.

Zenóbio começou sua vida pública como prefeito da cidade de Guarabira, cargo que ocupou por mais duas vezes. Na Assembleia Legislativa da Paraíba foi deputado por cinco mandatos e se destaca pela sua qualidade técnica e firmeza nas ações que defendia.

Nascido em Ingá, Zenóbio era casado com a ex-deputada Léa Toscano, com quem teve quatro filhos, entre eles a vice-presidente do PSDB no Estado, a deputada estadual Camila Toscano. Ele era formado em Engenharia Civil.


Senador Veneziano Vital do Rêgo

Nossa mensagem em forma de pesar aos paraibanos, especialmente da região do brejo e, sobretudo, da cidade de Guarabira, pelo falecimento do líder político Zenobio Toscano, ocorrido neste domingo. Aos familiares e amigos mais próximos, nosso desejo de que Deus os conforte, neste momento de dor e muita saudade.


Ex-senador e ex-governador Cássio Cunha Lima


Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino


Marcelo Bandeira, Presidente da Câmara Municipal de Guarabira