Com a publicação do Ranking Nacional de Clubes 2017, feito nessa segunda-feira pela CBF, os clubes paraibanos já sabem os primeiros detalhes sobre as suas participações na Copa do Brasil. O Botafogo-PB, por exemplo, vai ficar no grupo 1 do sorteio dos confrontos e assim vai atuar fora de casa no jogo único da 1ª fase, segundo as novas regras da competição. Já o Campinense, que ficou no grupo 2, joga dentro de casa. Em compensação, o Belo vai ter a vantagem de jogar pelo empate para se classificar, enquanto que à Raposa só a vitória interessa. O sorteio acontece na quinta-feira, na sede da CBF.
Segundo o Regulamento Específico da Competição da Copa do Brasil, os 40 primeiros clubes do ranking ficarão no grupo 1. O clube pessoense, na verdade, está em 46º lugar no RNC. Mas como os oito clubes brasileiros classificados para a Libertadores da América do ano que vem só entram na competição nacional a partir das oitavas de final, acaba que abre uma vaga para o Belo no primeiro dos grupos.
Grêmio (1º colocado do ranking), Palmeiras (2º colocado), Santos (3º), Atlético Mineiro (5º), Flamengo (9º), Atlético-PR (11º), Botafogo (12º) e Chapecoense (19º lugar) são os clubes brasileiros na Libertadores. Assim, na prática, o pote 1 da Copa do Brasil vai comportar clubes que estão além da quadragésima posição.
Os beneficiados são Boa Esporte (41º colocado), Oeste (42º), ASA (43º), Vila Nova (44º), Londrina (45º), Botafogo-PB (46º), Salgueiro (49º) e Cuiabá (52º).
Salgueiro e Cuiabá também entram no grupo 1, mas por outro detalhe: clubes melhores classificados que eles não estão classificados para a Copa do Brasil. O Tupi, por exemplo, é o melhor classificado do ranking a não ter vaga na competição. O time mineiro é o 47º. Não estão classificados ainda Macaé (48º), Brasil (50º) e Guarani (51º).
Com relação ao Campinense, o clube de Campina Grande é apenas o 71º colocado do ranking e por isso fica no grupo 2. Vai jogar em casa na primeira fase da Copa do Brasil, mas tendo que vencer para passar.
Do GE/PB