Fiéis católicos de várias paróquias do território da Diocese de Guarabira se mobilizaram durante a madrugada desta quinta-feira (26 de maio), como já é tradição, para a confecção dos tradicionais tapetes eucarísticos, compostos de pé de serra, sal, tintas e afins, que possibilitam a ornamentação das ruas para a passagem da Hóstia Consagrada na Solenidade de Corpus Christi.
A confecção dos tapetes envolve muitos paroquianos e sua preparação se dá a partir de um grande mutirão. Assim foi em Araçagi, Pilõezinhos, Cuitegi, Pilões, Mari, Tacima, Sertãozinho, Pirpirituba, entre outras cidades da região de Guarabira.
“Corpus Christi é nossa fé na presença real de Jesus Cristo na eucaristia. Essa festa foi instituída no século 13, principalmente para evidenciar essa nossa crença e depois se espalhou amplamente pelo mundo todo, chegando aqui no Brasil com a colonização”, explicou o padre Elias, pároco de Cuitegi e Pilões, ressaltando que cada tapete é a verdadeira expressão de carinho dos fieis pelo Santíssimo Sacramento, ponto alto da fé cristã.
O objetivo da solenidade é celebrar a festa do corpo e sangue de cristo. A comemoração foi instituída pela igreja católica em 11 de agosto de 1264, pelo papa Urbano IV. O momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade (pai, filho e espírito santo).
Da Pascom