O deputado Tião Gomes (PSL) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), sem a presença de outros parlamentares, haja vista o recesso de fim de ano.
Tião assume após o presidente Adriano Galdino (PSB) deixar o comando do Legislativo Estadual. O primeiro vice-presidente, João Henrique (DEM), renunciou ao cargo e permitiu que Gomes, que é o 2º vice-presidente, assumisse. A decisão faz parte de um acordo entre Galdino e Tião.
O objetivo é permitir que Tião assuma a presidência por alguns dias. Isso dará ao parlamentar o direito de se aposentar, ao término do mandato, com gratificações extras nos proventos. A manobra já foi confirmada por Galdino.
Questionado sobre possíveis críticas, ele afirmou que isso não é problema. “Estamos trabalhando dentro de uma classe que firma compromisso. O presidente Adriano Galdino garantiu que eu seria presidente por um mês, porque queria coroar o meu trabalho de 26 anos neste Casa. Qual é o problema? Nenhum”, afirmou.
O parlamentar destacou que sua posse é um “prêmio” por sua lealdade e papel “primordial” na eleição da Mesa Diretora. “Houve acordo sim. E qual o problema? Foi um acordo transparente. Vejo isso com tranquilidade. Não existe constrangimento”, frisou.
“Me sinto orgulhoso e feliz. Tentando dignificar o meu caminho e com muito orgulho me sento nessa cadeira para conduzir o Legislativo pelos próximos dias”, afirmou, garantindo que não haverá polêmica no período em que ocupar a presidência.