As aulas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vão ser retomadas na segunda-feira (23) e o período letivo 2015.1 termina no dia 11 de dezembro, de acordo com calendário acadêmico divulgado nesta sexta-feira (20) pela Pró-Reitoria de Graduação e publicada pelo reitor Rangel Junior. A greve dos professores da UEPB durou cinco meses e foi suspensa na quinta-feira (19).
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reúne quarta-feira (25) para votar a proposta do novo calendário que também contempla a restruturação dos períodos letivos de 2015.2 e 2016.1.
A proposta prevê três semanas de aulas, sendo que a primeira inclui a realização de atividades de revisão e retomada dos conteúdos. A segunda semana está reservada para exames e defesa dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs). A última semana será dedicada a realização dos exames finais e eventuais reposições.
Ainda de acordo com a proposta da Prograd, o semestre 2015.2 deve ter início no dia 25 de janeiro de 2016 e se estender até maio, mês que inicia o semestre 2016.1, finalizado em outubro.
Segundo o pró-reitor de graduação, Eli Brandão o calendário será normalizado em 2018, ele ainda garantiu que a nova proposta obedece os 100 dias letivos exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Desta forma, não haverá prejuízos de conteúdo para os alunos, porque a Universidade não vai compactar semestres. Vamos realizar integralmente, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, com o semestre cumprindo 100 dias no mínimo”, destacou.
Do G1