O deputado estadual João Gonçalves (PSD), em entrevista na tarde desta quarta-feira (08) em uma emissora de rádio de João Pessoa, falou dos trabalhos a frente da Comissão Parlamentar de Inquérito de Telefonia Móvel no estado, que tem apoio do Ministério Público Federal e Estadual, Procons e da OAB.
Conforme o parlamentar, que também é presidente da CPI que averígua os serviços de telefonia, foram realizadas assembleias itinerantes no interior da Paraíba para os usuários relatarem as principais queixas sobre o assunto. “Nossa preocupação é levar nosso trabalho para todo o Estado. Vamos ouvir a população e levar as reclamações para as operadoras, mostrando que esse problema afeta milhares de pessoas e, a partir disso, buscar soluções com essas empresas”, disse o deputado.
De acordo com o presidente, um dos problemas relatados pelos clientes é a interconexão, que é a ligação entre redes de telecomunicação que permite a usuários de uma operadora falar com os de outra. No entanto, é cobrada uma tarifa que as operadoras devem pagar umas às outras pelo uso de suas redes em áreas onde não têm concessão. “A população se diz muito prejudicada com essa cobrança”, afirmou.
Um outro ponto abordado pelos clientes é as queixas com relação as empresas que operam serviços de TV a cabo e internet. “Apesar da nossa abrangência ser o telefone e a internet móvel, nós temos preocupação com esses casos e vamos ver uma forma de ajudar os prejudicados”, esclareceu.
A comissão busca procurar saber se a estrutura de transmissão e distribuição prometida pelas empresas e exigida pela lei de concessão do serviço existe realmente. Segundo João, ao final da CPI, toda documentação será entregue aos órgãos competentes da Justiça para que sejam tomadas providências cabíveis.