A tradicional Cavalgada de Araçagi, que acontece anualmente no município e chega à sua 11ª edição neste ano, passa a ser patrimônio cultural e imaterial da cidade. O reconhecimento foi aprovado por unanimidade na última terça-feira (5), após a Câmara Municipal acatar o Projeto de Lei de autoria do vereador Beto de Paulino (SDD).
Conforme o parlamentar, a partir da aprovação do projeto, a cavalgada poderá ser incluída no plano orçamentário da prefeitura e fica possibilitada de receber apoio dos entes públicos municipais, estaduais ou federais, que poderão alocar suporte financeiro, estrutura logística e demais procedimentos necessários para a realização do mesmo. A organização continua sob a responsabilidade do Clube de Cavaleiros e Amazonas de Araçagi.
Ao justificar a sua propositura, Beto de Paulino observou que, além de atrair inúmeros cavaleiros das mais diversas cidades do estado, o evento tem um imenso condão cultural e grande relevância no cenário araçagiense. “Com essa medida, estamos incentivando, preservando e valorizando as manifestações culturais que fazem parte da tradição da cidade e que contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento cultural, econômico e social do município”, argumentou o vereador.
No texto que fundamenta a proposta, o parlamentar destaca que o evento já é reconhecido a nível estadual e já faz parte do calendário de eventos turísticos da Paraíba. “A cavalgada alcançou sucesso a ponto de ser criado o Clube dos Cavaleiros e Amazonas e em 2008 passou a integrar o calendário de eventos do estado. Não resta dúvida que foram alcançados patamares, quiçá, nunca pensado pelos seus idealizadores. Por isso, nada mais que justo que eleva-la a condição de Bem Cultural de Natural Imaterial do Patrimônio Histórico do Município de Araçagi”, diz o documento.
Em Araçagi, a cavalgada geralmente acontece no mês de julho e faz parte da programação alusiva ao aniversário de emancipação política da cidade. Neste ano, o evento acontecerá no dia 17.