A Guaraves Alimentos, empresa com sede na cidade de Guarabira, emitiu uma nota na manhã deste domingo (3) em que aborda as principais medidas de prevenção adotadas para evitar as infecções e transmissibilidade do novo coronavírus entre seus funcionários.
O comunicado foi emitido após a empresa ser apontada como foco de contaminação do vírus, inclusive, com vários relatos de que alguns funcionários testaram positivo para Covid-19 nos últimos dias. Informações apontam ainda que o aumento nos casos na região de Guarabira são de colaboradores da empresa.
Neste sábado (2), também por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Mulungu reforçou as informações que circular em Guarabira e informou que três pessoas da cidade estavam contaminadas e que a contaminação ocorreu na Guaraves. “A Secretaria de Saúde de Mulungu trabalha em constante vigilância no enfrentamento e combate ao coronavírus, portanto, viemos informar a todos os mulunguensses que hoje foram positivados 3 (três) casos de coronavírus (…). Esclarecemos ainda que traçando a rota de transmissão do coronavirus no município ficou claro que o foco de transmissão é a empresa Guaraves, vistos que os casos suspeitos e confirmados que surgiram até o momento são de profissionais desta empresa, e de comunicantes destes profissionais. E que há em toda região e dentro da empresa inúmeros casos confirmados de profissionais”, diz a secretária Rafaela Marques.
Na nota, assinada pelo diretor presidente Ivanildo Coutinho, a empresa enfatiza as medidas de prevenção adotadas para evitar as infecções e transmissibilidade do vírus, porém, não menciona em nenhum momento informações sobre casos confirmados entre os funcionários.
Leia mais
Mulungu registra 3 casos de Covid-19 e Secretaria diz que foco de contaminação é local de trabalho
Homem de 30 anos testa positivo e é primeiro caso de coronavírus em Alagoinha
Número de casos confirmados de coronavírus chega a 15 em Guarabira
Pirpirituba tem coronavírus; teste comprovou contaminação
Paraíba confirma 135 novos casos de coronavírus e mais duas mortes
“Diante da responsabilidade com seus colaboradores e do compromisso com a sociedade em geral de manter suas atividades de natureza essencial, as quais visam garantir o abastecimento da população nesse momento de desafio para todos, o Grupo Guaraves passou a adotar medidas de prevenção às infecções e transmissibilidade da COVID-19 (Coronavírus), sendo algumas delas:
-
- Criação do Plano Contingenciamento e Prevenção de Infecções e Transmissibilidade;
- Afastamento dos colaboradores que compõem o grupo de risco;
- Disponibilização de materiais informativos aos funcionários, com orientações de medidas de prevenção;
- Fornecimento de máscaras;
- Sanitização e disponibilização de ônibus extras para os funcionários;
- Medição de temperatura dos funcionários antes do ingresso nas dependências das unidades industriais;
- Procedimentos específicos para atendimento de funcionários com sintomas da covid-19;
- Afastamento dos funcionários com sintomas característicos do Coronavírus;
- Intensificação da higienização, com enfoque nas áreas de circulação;
- Disponibilização de dispensers com álcool (70%) nos ambientes de trabalho;
- Eliminação de itens compartilhados;
- Instalação de túnel de desinfecção;
- Proibição do acesso de visitantes;
- Política de distanciamento social dos trabalhadores;
- Contato permanente com as autoridades públicas.”
Ao fim, o grupo Guaraves reforça o compromisso com os serviços. “O Grupo Guaraves e seus colaboradores, apesar da contínua alteração da situação epidemiológica, mantém o firme compromisso de continuar com suas atividades, diante da função social que exerce, respeitando as recomendações dos órgãos públicos e adotando as medidas necessárias à manutenção da saúde dos funcionários e da sociedade em geral, sempre pautados na verdade e transparência”, finaliza.
Confira a nota na íntegra obtida pelo ManchetePB: