Não é só pelo golaço que marcou em cima de Rogério Ceni, na vitória do Peixe sobre o São Paulo, que Marquinhos Gabriel está cheio de moral no Santos. Depois de superar a desconfiança, um primeiro semestre fraco, o jogador foi ganhando moral com Dorival Júnior, se transformou em uma espécie de 12º jogador e, depois da lesão de Geuvânio, agarrou a oportunidade com unhas e dentes para hoje ser uma das principais peças do Peixe que encanta e briga pelo título da Copa do Brasil e por uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro.
“Acho que titularidade é momentânea. O jogador tem que estar a cada momento melhor do que na partida anterior. É cobrança frequente, buscando o nível mais alto. Tenho Geuvânio como titular, como coloquei para o Marquinhos quando ele estava desacreditado, que e jogasse o que sei que ele joga, seria um 12º jogador. Acho que é importante reconhecer o momento que ele vem vivendo, o trabalho que vem desenvolvendo. É um grupo e vejo o grupo”, explicou Dorival Júnior.
O problema é que Marquinhos Gabriel pertence ao Al-Nassr, da Arábia Saudida, e tem contrato até o meio de 2017. Seu vínculo com o Santos é de empréstimo e expira em dezembro. A princípio, o clube asiático não pretende liberar o jogador por menos de R$ 16 milhões, o que pode acabar jogando um balde de água fria na ideia da comissão técnica alvinegra. Mesmo assim, já de olho no planejamento da próxima temporada, o treinador santista pediu a diretoria a renovação do versátil atleta como prioridade.
“Falei para a diretoria que seria a maior contratação para o ano que vem. Alguns jogadores tem esse diferencial. Geuvânio, Gabriel, Lucas, exploram bem as laterais. Estamos saindo da era de especialista da posição. É multi-especialista. Senão, acaba sucumbindo. Ele tem que saber que jogar por um setor e vai ter que ir a outro, porque a marcação estará forte. Isso é o que o Santos procura fazer, com jogadores versáteis”, disse Dorival, estimulando a briga por posição dentro do elenco.
“O Geuvânio saiu por lesão, não por questões técnicas. Está voltando para brigar. Com o Marquinhos? Não sei. Pode ser com Lucas, Gabriel, Ricardo, Renato… não sei. Estarão brigando. Cada um sabe aproveitar o momento. O momento do Marquinhos é excelente. Espero que continue mantendo”, avisou Dorival.
Da Gazeta Esportiva